COMO FAZER VESTIBULAR NOS ESTADOS UNIDOS

Neste artigo vamos passar algumas dicas para quem é brasileiro e deseja fazer vestibular nos Estados Unidos. O vestibular dos EUA é chamado de application. Todos os anos muitos brasileiros viagem para garantir uma vaga em uma das 4000 universidades e faculdades. As mais disputadas são as que estão no ranking das melhores universidades do mundo. Atualmente a melhor do mundo é Universidade de Harvard e logo depois o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os EUA também aparecem na quarta e quinta colocação com a Universidade da Stanford e a Universidade de Califórnia – Berkeley. Em sétimo lugar está a Universidade de Princeton, em nono a Universidade da Califórnia – Los Angeles e em decimo lugar entre as melhores do planeta está a Universidade de Yale.

Histórico escolar

Uma das coisas que eles avaliam são as notas que você tirou nos últimos três anos do ensino médio. Nem preciso dizer que é necessário boas notas e um equilíbrio entre as notas de todas as matérias. Eles também verificam se de um ano para o outro você teve uma grande melhora ou uma grande piora nas notas. Você pode até justificar se durante a queda das notas ocorreu algum problema fora da escola como algum problema de saúde ou familiar.

ENEM dos EUA

As provas do vestibular deles é chamada de Scholastic Assessment Test ou simplesmente SAT que significa Teste de Avaliação Escolar. Este SAT é parecido com o ENEM, inclusive é possível fazer esta prova aqui mesmo no Brasil. A prova possui duas partes, uma para testar os conhecimentos e habilidades de raciocínio em matemática, linguagem e interpretação de textos e escrita.  O mais difícil nesta primeira prova que tem duração de 4 horas é tirar uma boa nota na prova de inglês. Não existe diferença entre a prova de inglês feita pelos alunos nativos dos EUA e os alunos de outro país. A segunda prova tem duração de 1 hora e você pode escolher uma única disciplina que pode ser biologia, química, literatura, latim e japonês.

Mesmo que você acerte todas as questões de todas as provas existe a possibilidade de não ser aceito na universidade já que eles não avaliam só esta prova. De qualquer forma se você não tirar uma nota boa pode fazer novamente. Todos os anos essas provas são realizadas 6 vezes por ano no Brasil. As datas costumam ser 6 de outubro, 3 de novembro, 1º de dezembro, 26 de janeiro, 4 de maio e 1º de junho.

Prova de Inglês

Você sendo do Brasil terá que fazer a prova chamada Test of English as a Foreign Language (Toefl). Esta prova é feita pela internet, é uma prova on-line. Ela é composta de quatro partes que vão identificar se você tem capacidade de ler, escutar, falar e escrever em inglês.

Cartas de recomendação

Você precisa pedir a professores ou outros membros da sua escola como o diretor ou o coordenador para escrever uma carta de recomendações. Você precisa de no máximo 3 cartas. Eles aceitam cartas traduzidas. Normalmente a pessoa deve contar uma história, uma situação onde que mostre as qualidades do aluno. Na internet é fácil encontrar exemplos de boas cartas de recomendação para entender como elas devem ser.

Redações

Nesta etapa você terá que fazer uma redação que eles chamam de personal statement. A gramática precisa ser perfeita e sem erros. O tema pode ser sugerido ou não pela universidade. Normalmente você fará uma redação maior e outras menores.

Atividades extracurriculares

Você terá que falar sobre o que costumava fazer quando não estava na escola. Normalmente eles valorizam quem pratica esportes, quem faz trabalhos voluntários, toca instrumentos musicais ou até aquelas que realizam algum atividade dentro de igrejas.

Entrevista

Muitas universidades realizam entrevistas. Algumas oferecem a opção de fazer a entrevista por telefone ou até utilizando softwares como skype. Existem universidades que possuem representantes no Brasil para esta entrevista. A entrevista permite tirar dúvidas sobre o candidato e conhecer melhor seu perfil. As questões da entrevista acaba lembrando uma seleção para emprego. Eles vão te perguntar porque escolheu aquela universidade.

Preço

E tudo isto não é para entrar em uma universidade pública. As universidades dos EUA são privadas e custam caro. Para fazer o vestibular você terá que gastar em média R$ 4 mil. Dentro deste custo existe despesas com inscrições de provas, traduções e gastos com documentação. O resultado do vestibular costuma ser enviado por e-mail, telefone ou carta, depende de cada universidade. Normalmente os resultados são divulgados entre os meses de março de abril.

Agora que você sabe como funciona o vestibular nos EUA, provavelmente deve estar pensando como é bom ter nascido no Brasil. Então aproveite e intensifique seus estudos para o ENEM deste ano. Compartilhe este artigo com todos os seus amigos.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo COMO FAZER VESTIBULAR NOS ESTADOS UNIDOS com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários