HORA DA PROVA DO ENEM 2012 – HORÁRIO DE VERÃO

É importante ficar atento para o horário correto da prova do ENEM nos estados onde não existe horário de verão. O que está valendo é o horário oficial de Brasilia. Recentemente além do Distrito Federal outros 11 estados passaram a utilizar o horário de verão como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. As regiões Norte e Nordeste não aderem ao novo horário. Por exemplo: Se você mora em alguma cidade do Nordeste deverá fazer as provas do ENEM a partir de meio dia no se horário local. Nos estados que aderiram o horário de verão, a prova começa às 13h. Lembre-se que os portões abrem 1 hora antes do início da prova e todos os especialistas recomendam que você esteja no local antes da abertura dos portões como medida de segurança.

Desta forma se você mora em alguma cidade do Nordeste ou em cidades do Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, saiba que os portões abrirão as 11 horas e fecharão às 12 no horário local. Já os moradores do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, os portões ficarão abertos das 10 às 11 horas, isto acontece porque nestes estados existe uma diferença de 2 horas atrás do horário oficial de Brasília.

Por isto fique atento para o horário de verão. Apesar do site do ENEM divulgar que a prova começa 13h, cada localidade do Brasil ela vai oficialmente começar em horários diferentes e você precisa estar no local da prova pelo menos 1 hora ou 1 hora e meia antes do início da prova. Depois que a prova começa e os portões são fechados ninguém mais poderá entrar. O horário de verão em 2012 vai do dia 21 de outubro e vai até o dia 17 de fevereiro de 2013.

No dia 3 de novembro, você fará as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30 (horário de Brasília que está no horário de verão). No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30 (horário de Brasília). Se desejar levar o caderno de questões para casa, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo HORA DA PROVA DO ENEM 2012 – HORÁRIO DE VERÃO com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. luiza disse:

    e agora que eu moroo no Para? .-. o pessoal diz que é p ta lá 13:00 antes do orário da prova?

Comentários