ENEM TEM PERGUNTAS MUITO GRANDES

O tamanho dos textos e enunciados das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a principal reclamação dos candidatos que fizeram a prova na Universidade Nove de Julho (Uninove), na zona oeste paulistana. A estudante Daniela Andrade, 18 anos, diz que não achou a prova difícil, mas cansativa. “É muito texto, são muito grandes as perguntas”, disse a jovem que admitiu ter estudado somente “um pouco”.

Avaliação semelhante teve Camila Feliciano, estudante da mesma idade. “Eu achei que deveria ter estudado mais, porque estava fácil”. Apesar do baixo nível de dificuldade, ela acha que foi mal devido ao pouco empenho no último ano no cursinho. Camila também reclamou dos enunciados. “Muito texto, dava até sono.”

No entanto, os temas tratados na prova ajudaram a candidata Michele Oliveira. Ela achou o exame menos complicado do que o do ano passado. “Como foi bem focado em atualidades, e eu leio muito, estava bem fácil”, disse a aluna do ensino médio que pretende usar a nota para entrar em um curso de psicologia ou jornalismo.

Por acompanhar diariamente as notícias na internet, Micael Magalhães também acha que se saiu bem nas questões relacionadas a política e atualidades, em especial as que trataram da situação da Líbia. O estudante de 17 anos espera que o segundo dia do exame seja ainda mais fácil. “Acho que tenho habilidade para redação”, ressaltou.

Cursando economia em uma faculdade particular, Leandro Loiola, 26 anos, pensa justamente o contrário. Para ele, a prova de redação, parte da avaliação de amanhã, é um desafio à parte. “A redação sempre precisa de um tempo a mais”, destacou.

O que você achou do primeiro dia de prova do ENEM? Deixe seus comentários no formulário localizado no final do artigo.  Aproveito para destacar que durante esta ano falamos em nossos artigos que seria muito importante fazer um curso de leitura dinâmica e memorização. Quem tem demora para ler e entender textos ou tem dificuldade de memorizar aquilo que lê deveria investir neste tipo de curso porque os resultados são surpreendentes.

Fonte: Agência Brasil

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo ENEM TEM PERGUNTAS MUITO GRANDES com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Wallisson Leandro disse:

    Concordo com as duas primeiras estudantes, as questões são muito grandes. Os textos antes do enunciado de cada questão ajudaram a responder muitas perguntas, porém por a prova ter 90 questões e possuir algumas com a complexidade maior do que outras, o uso do raciocínio baseado nos textos em relação às alternativas fica comprometido pois é preciso prestar bastante atenção na leitura (e às vezes é preciso reler pra compreender) pra que se tire melhor proveito da mesma. Outro problema nesse sentido é o cansaço que aumenta com o passar do tempo (às vezes tem-se a impressão de que os textos vão ficando cada vez maiores) retardando o seu ritmo de resolução de cada questão.
    O Inep deveria diminuir o tamanho do exame e manter o mesmo tempo que está agora, ou diminuir os textos que precedem o enunciado de cada questão, ou ainda, aumentar o tempo de prova em uma hora cada dia (essa última seria mais inviável, pois seria ainda mais cansativo).
    Amanhã deve ser mais cansativo por conta da redação!
    Boa prova a todos amanhã e fiquem todos com Deus!

  2. Jorge disse:

    Muito enorme as perguntas (90) o tempo é muito pouco, deveria ter +1h.

  3. Gabriella disse:

    Olá, não obtive o resultado esperado, estudei muito mas achei as questões subjetivas e compridas. Além da interpretação as questões te cobravam um conhecimento amplo sobre o assunto, o que foi uma surpresa para nós,pois o ENEM geralmente não te cobrava esse conhecimento. Ciências e sua tecnologias cobrou muito conteúdo, eu particularmente não desenvolvi um bom resultado. Espero que hoje eu possa superar a nota que obtive ontem.

  4. Túlio disse:

    a prova de sábado foi até tranquila se comparada com a de domingo. Eu to acabado.

  5. Solange disse:

    Concordo com eles,ontem foi cansativo e hoje mais ainda. Muito texto para uma só resposta e pouco tempo para pensar. Hoje fiquei esgotada, minha vista estava dolorida,quase não cheguei ao final.
    Por sorte sempre faço a redação primeiro, caso não fizesse não teria um raciocínio melhor. Por favor aumente mais 1 hora ou mais 1 dia de prova, assim ficará bem melhor.
    Grata pela atenção.

  6. Walter disse:

    Infelizmente não é agora que o ENEM tem enunciados “GIGANTES” não entendo e nunca entendi esse motivo, sendo que as perguntas em sua grande maioria sempre a parte que realmente a pergunta se refere é no maximo uma linha ou uma frase, o que falta é (OBJETIVIDADE NAS PERGUNTAS) porque esses textos enormes só deixa a prova cansativo até pra vc encontrar o ponto da questão vc já perdeu um TEMPO PRECIOSO LENDO E RELENDO pra encontrar…INEP DEVERIA FORMULAR PERGUNTAS OBJETIVAS!

  7. rosangela del cor tuffani disse:

    este foi o primeiro ano que participei do enem, achei os textos extensos demais, para entendê-lo tive que ler mais de uma vêz, a de sábado esta mais tranquila que a de domingo, quando voltei pra casa no sabado comecei a ler a prova tranquilamente e percebi que havia errado muitas que eu sabia, a pressa para ler e a preocupação com o tempo atrapalha o desempenho, sabado na hora de passar o resultado para o gabarito, assinalei duas erradas,na hora eu vi mas não tinha mais como corrigi-las, domingo entrei no meu e-mail havia o gabarito disponível, fiz a comparação e vi que as duas respostas estavam corretas no meu caderno de questões, resultado duas a menos para minha pontuação. na prova de domingo não gostei dos poemas e textos escolhidos, textos chatos e desinteressantes e tambem extensos. deveria de realizar as provas em vários dias e menos horas, para não ficar cansativo e sem estímulos. atenciosamente agradeço pela oportunidade de opinar. abraços.

  8. Wallisson Leandro disse:

    Como eu disse no Sábado e acho que todos aqui comentaram no mesmo sentido, o Inep deve repensar esse modelo de prova. Ainda que nós (candidatos) tivéssemos uma leitura super rápida bem perto de ser dinâmica, como bem disse a Rosângela acima, às vezes é preciso reler e reler novamente para se compreender o que o texto quer dizer. E isso toma muito tempo. Imaginem aquelas questões de literatura com textos em forma de poema, narração de fatos subjetivos da vida do autor etc. Na maioria dos casos, se não lermos 2, 3 vezes (ou mais) não conseguimos passar perto de entender o que o autor quis expressar. E o tempo também não nos permite ficar parado tanto tempo em uma só questão. Pois é, o problema é que são muitas que seguem essa mesma linha.
    É necessário repensar isso pro ano que vem, pois dessa forma não se aproveita o potencial e o conhecimento de cada um, visto que não há tempo suficiente para demonstrar isso.

Comentários