DÚVIDAS SOBRE O DIA DA PROVA DO ENEM 2011

Hoje vamos acabar com dúvidas comuns relacionadas com o dia da prova do ENEM 2011. Se não encontrar respostas para sua pergunta ligue para 0800-616161, a ligação é gratuita.

As provas do ENEM 2011 serão realizadas das nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todos os estados do Brasil e em diversas cidades.

Você precisa estudar para se dar bem em quatro provas objetivas. Cada uma dessas provas tem 45 questões de múltipla escolha. Fora estas provas ainda tem a redação. As provas objetivas e a redação avaliarão:
Ciências Humanas e suas Tecnologias que traduzindo significa estudar História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Tem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias que se refere a Química, Física e Biologia. Tem a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação que representa as matérias de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova de Matemática e suas Tecnologias nada mais é do que a Matemática que aprendemos no ensino médio.

No primeiro dia da prova que acontecerá em um sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Você terá 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para responder todas as questões.

Já no segundo dia da prova do ENEM, no domingo você vai enfrentar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Você terá 5 horas e 30 minutos.

Os locais de aplicação das provas serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova

Você terá a liberdade de escolher o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição. Observe que é obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova. Se for um documento como cateira de motorista ela não poderá estar vencida. Os documentos aceitos são os seguintes: Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Nem adianta levar documentos diferentes dos listados acima. Os documentos que não serão aceitos são Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas. Por isto, se for necessário procure logo regularizar sua documentação para não ter dor de cabeça.

Se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado você poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. Mas o ideal mesmo é evitar dor de cabeça, providencie logo sua documentação ou segunda via antes de ir para a prova do ENEM.

E além da documentação você precisa levar uma caneta. Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente serão aceitas. Preste atenção nisso pois só canetas com material transparente. O objetivo é evitar que as pessoas escondam pedaços de papel dentro da caneta.

Se levar celular para a prova ele deverá ser desligado. Será fornecido um porta–objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação. Por isso, não passe por este risco. Se for possível nem leve o seu celular. Se for realmente necessário tenha certeza que desligou o aparelho e só abra o porta-objetos quando estiver fora do local da prova, de preferência no meio da rua.

Veja a lista de objetos proibidos durante a prova: lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e óculos escuros. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.

Você só poderá sair do local de prova duas horas depois do início das provas, sob pena de eliminação.
O Caderno de Questões só pode ser levado nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

Agora vamos a algumas dicas sobre o preenchimento do cartão resposta. O participante deve ficar atento ao preencher seu cartão. Na capa do Caderno de Questões há informações sobre a cor do caderno e também uma frase em destaque. O participante deverá marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do seu Caderno de Questões. A frase em destaque deverá ser escrita nos Cartões-Resposta. Tanto a prova objetiva como a redação deverão ser transcritas nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sala ao término do Exame. Só será permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente. Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo DÚVIDAS SOBRE O DIA DA PROVA DO ENEM 2011 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Lauraa disse:

    Muito bom! Esclareceu minhas dúvidas.

  2. claudia disse:

    gostaria de,saber se para quem fez o enceja;e eliminou as matérias: lingua portuguesa,educação fisica artes e ingles e,vai fazer o enem 2011 irá fazer mesmo assim essas matérias…obrigada espero resposta. claudia

  3. Sueli Santos disse:

    Gostaria de saber quantos cadernos teremos que preencher no dia da prova,pois vi no site do Enem vários cadernos de varias cores é tudo aquilo que cai?Pretendo fazer o Enem para conclusão do Ensino Médio mas confesso que estou um tanto que perdida em como começar a estudar.Obrigada

  4. maria do socorro dias da rosa disse:

    fiz telecursso ate a oitava sere passei pra o primeiro ano mais fiquei dependente em matematica como posso fazer para elimina la

Comentários