DÚVIDAS SOBRE CORREÇÃO DA PROVA ENEM 2011

Hoje iremos responder dúvidas sobre a correção da prova do ENEM 2011. Caso você tenha alguma pergunta a fazer sobre este assunto o correto é que você ligue para o telefone 0800-616161 que tem o atendimento sobre o ENEM gratuitamente.

A primeira coisa que você deve saber é em que condições a sua prova poderá não ser corrigida. A primeira delas é quando você deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Caderno de Respostas, infelizmente muita gente esquece de fazer isto. Sua prova não será corrigida se você sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas de início do Exame. Outra situação é quando não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta e a Folha de Redação ao terminar as provas. Também não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término. Quando ausentar-se da sala de prova portando o Cartão-Resposta e/ou a Folha de Redação. Quando não atender as orientações complementares da equipe de aplicação durante a realização do Exame. Quando recusar-se a transcrever a frase constante da capa do seu Caderno de Questões ou recusar-se a assinalar a cor da capa de seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta durante o Exame.

Outra situação é a exclusão do ENEM, sim você corre o risco de ser excluído do ENEM caso não observe algumas coisas que são proibidas. Por exemplo, pode ser excluído do ENEM quem fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet, agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.

Outra coisa importante que todos devem saber é que o rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção. A correção correção do Cartão-Resposta é feita através de um processamento por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso é imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica.

Já no caso da redação, ela é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 300 pontos ou mais entre as duas notas (numa escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores.

Cuidado com a redação do ENEM pois existem situações onde você pode receber uma nota ZERO. Por exemplo: quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”. Também leva zero quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada “Em Branco”. é zero quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”. Recebe zero quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas. Leva zero na redação caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, quando a redação será considerada “Anulada”.

No caso dos surdos ou com deficiência auditiva a correção das provas escritas desses participantes serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo DÚVIDAS SOBRE CORREÇÃO DA PROVA ENEM 2011 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Ruth disse:

    Esqueci de marcar a cor do cartao. O que fazer?

  2. silvana disse:

    meu filho esqueceu de marcar a cor no cartao, mas pôs a frase. existe alguma possibilidade deles corrigirem a prova?

  3. Julia disse:

    Não marquei a cor no cartão. Mas coloquei a frase. Ainda que meu gabarito não seja anulado, pelo menos a redação será analisada? Afinal, eu não ultrapassei o número de linhas, nem fiz uma redação com número de linhas inferior a quantidade mínima, nem fugi do tema. A cor interfere na correçao da redacao?

  4. Isabella disse:

    Nao preenchi meu nome nos quadradinhos , abaixo no nome digitalizado. Corro o risco de nao ter a prova corrigida ???

  5. dirce disse:

    esqueci de marcar a cor no cartao mas coloquei a frase, e agora???

  6. francyelly disse:

    escrevie a frase do caderno no cartao resposta,mas esquecie de colocar a cor,fiz a redacao e todo o resto certo. e agora,minha prova sera ou nao corrigida?

  7. Caio Paiva disse:

    Existe possibilidade de se corrigir a prova só pela frase escrita, tendo esquecido de marcar a cor dA prova no cartão?

  8. Jéssica Pedro disse:

    Esqueci de marcar a cor do caderno de resposta. O pior é que entreguei a prova ao regente e ele não disse nada.O erro foi meu,pois era obrigação minha marcar a cor da prova, mais era tambem a obrigação do aplicador verificar se a folha estava devidamente preenchida, e o mesmo não fez isso, afinal ele estava lá pra q então?
    O inep deveria rever isto,pela frase daria para saber qual a cor da minha prova,até porque cada frase correspondia a uma cor de caderno.
    Se não eu ja perdi o enem desse ano, pois somente a nota do 2º dia não adianta.

  9. phil disse:

    Ola, estou com o mesmo problema tambem nao preenchi meu nome nos quadradinhos abaixo do nome digitalizado pq nenhum fiscal falo que precisava, mas eu coloquei a cor do caderno, a frase e a assinatura do candidato, minha prova nao sera corrigida ou anulado por causa disso ?

  10. Robson F. disse:

    Eu Esqueci de colocar a cor da minha prova no segundo dia, mas coloquei a frase.. e agora oque eu faço????

  11. poliana oliveira disse:

    Olá! Quando cheguei em casa meu irmão falou de marcar a cor da prova, e acabei lembrando que eu não marquei. Porém coloquei a frase, que diz a cor da prova. e agora??? SOCORRO!!!!!

  12. Paulo disse:

    Olá, estou com problema semelhante ao dos meus amigos que aqui comentaram. Eu fiz a prova do ENEM 2012, não marquei a opção da cor da prova, mas transcrevi a frase, como vários aqui. Queria saber se podem me passar o contato dos que comentaram aqui e que tiveram esse mesmo problema na prova de 2011, para saber se as provas deles foram corrigidas, ou se vocês mesmo podem também me informar se as provas deles foram corrigidas e como terminou cada caso, se tiveram que entrar com algum recurso ou foram corrigidas normalmente.

    Muito obrigado pela atenção.

  13. Adrielle disse:

    Esqueci de colocar a frase, mas coloquei a cor, tem algum problema?

  14. Mayara Morais disse:

    SOCOOOOOOOOOOOOORRO, ESQUECI DE COLOCAR A COR DO CADERNO NO 2º DIA, VOU SER DESCLASSIFICADA. SERÁ QUE PELA FRASE ELES CORRIGEM ?

  15. iara disse:

    por favor me ajude a saber se minha prova tem chance de ser corrigida! coloquei a cor do caderno mais nção copiei a frase…..

  16. Amanda disse:

    Eu fiz isso também,acabei me esquecendo de marcar a cor do caderno no cartão-resposta mas,escrevi a frase correspondente.E agora?Existe possibilidade da prova ser corrigida?

  17. Amanda disse:

    Quanto vale cada questão?

  18. mariana disse:

    Entrei em contato com o inep sobre isto,
    eles disseram que como consta no manual do candidato isto é de inteira obrigação nossa (estudantes), no entanto, eu achei essa matéria no site da Ig do ano passado.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/mec-ira-corrigir-enem-com-identificacao-da-cor-ou-frase-transcrita/n1597365027809.html

    Deem uma olhada, e entrem em contato com o inep também para que eles também corrijam este ano as provas que possuam pelo menos uma das identificações dos alunos, a frase ou a cor do caderno.

  19. Samantha disse:

    esse texto que tem nessa reportagem está estranho. Primeiro o MEC diz que se houver uma das duas identificaçoes a prova será corrigida. Depois diz que se nao houver alguma das identificaçoes (ou seja, se nao houver a cor do caderno ou a frase) ela nao será corrigida. Que confuso. Estou preocupada agora.

  20. Tha disse:

    Aiii eu esqueci de marcar a cor porem coloquei a frase e agoraaa????????

Comentários