COMO ACESSAR CORREÇÃO DA REDAÇÃO

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode acessar e baixar as imagens da correção da prova de redação. Na verdade você poderá ver o espelho da correção da sua redação. Para acessar o resultado você deve visitar o endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ onde é preciso inserir o CPF ou número de inscrição e a senha cadastrada para visualizar os dados.

Além de ver a versão digitalizada de seu texto de redação será possível ver a sua nota individual em cada uma das cinco competências avaliadas na prova. Também será possível acessar uma comparação através de gráfico do seu desempenho individual e o desempenho médio de todos os candidatos do Brasil.

O MEC não oferece qualquer possibilidade de rever a prova através de recurso administrativo caso você não concorde com a sua nota. Por isto, se você acreditar que foi prejudicado terá que que procurar a Justiça.

A nota da sua redação é composta pela média aritmética simples das notas dadas por dois corretores. Se ocorrer diferença de 200 pontos ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação é encaminhada para mais um corretor. Se mesmo assim a diferença entre as notas continuar ela é enviada para uma banca certificadora composta por três avaliadores examinarão a prova. Das 4 milhões de provas de redação somente 826 mil forram corrigidas pelo terceiro corretor. Mais de 100 mil foram para a bancada examinadora.

As competências avaliadas na sua redação foram:

  • 1ª competência: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • 2ª competência: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • 3ª competência: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • 4ª competência: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • 5ª competência: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo COMO ACESSAR CORREÇÃO DA REDAÇÃO com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários