10 PROBLEMAS NO DIA DA PROVA DO ENEM 2012

1 – CHEGAR ATRASADO

As provas do dia 3 e 4 de novembro começam a partir das 13h no horário oficial de Brasília. Por isto você precisa prestar atenção no horário de verão.

  • Os estados onde a prova vai começar 13h: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins.
  • Os estados onde a prova começa 12h: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe.
  • Os estados onde a prova começa 11h: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima

Esse é o horário em que a prova começa e os portões serão fechados. Se você chegar depois do fechamento do portão ficará com nota zero. Leve em consideração o trânsito, a possibilidade de um pneu furar, a possibilidade de um engarrafamento provocado por acidente, chuva, alagamento, assalto, etc. Por isto você precisa estar no local de prova 1 hora antes do fechamento do portão. A prova do sábado terá duração de 4h30 e você terá que resolver 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova do domingo tem duração de 5h30 onde você vai enfrentar mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos, e também a redação.

2 – ESTUDAR NO DIA DA PROVA

Não adianta mais estudar no dia da prova ou 1 dia antes da prova. O interessante seria ler jornais e revistas sobre temas que forma destaque durante o ano focando as atualidades que costumam cair na prova e ser tema da redação. Não perca tempo com notícias mais recentes porque as provas do ENEM já foram preparadas a alguns meses. Isto vai ajudar você a relaxar. O problema de tentar estudar aquilo que você ainda não sabe é o nervosismo e o estresse que isto pode gerar. Este nervoso e estresse pode prejudicar você durante a prova.

3 – IR DORMIR TARDE

É muito importante fazer a prova descansado, sem sono. Você precisa de uma boa noite de sono nos dias antes da prova. Tente ir dormir mais cedo. Você não deve frequentar festas na véspera do ENEM. Não faça consumo de bebidas alcoólicas um dia antes da prova. Qualquer quantidade de álcool prejudica o funcionamento do cérebro.

4 – PLANEJAMENTO DO TRÂNSITO

Considere que centenas de milhares de pessoas estarão se deslocando até o local onde você fará a prova. E todos farão isto ao mesmo tempo. Em toda cidade, a quantidade de pessoas em trânsito para os locais de prova será enorme. Se você vai de ônibus, metrô, trem, considere que no sábado e no domingo eles operam em menor número. Por isto existe risco de atrasos e até transporte lotado. Procure no Google Maps (maps.google.com.br) o caminho que você irá percorrer até o local da prova. Estude este caminho, procure vias alternativas. Se você estiver de carro e observar algum engarrafamento terá na cabeça o trajeto e será fácil encontrar vias alternativas. Se você quer evitar o estresse do trânsito, combine um dia antes com um serviço de rádio táxi ou um taxista da sua confiança para que ele leve você para o local da prova. Mesmo que você use outro meio de transporte é interessante ter dinheiro e o telefone de um taxista. Se acontecer algum problema durante o trajeto você terá meios de chamar um táxi o mais rápido possível quando estiver na rua.

5 – COMER  MUITO OU POUCO ANTES DA PROVA

Você vai ficar muito tempo sem comer durante a prova. Por isto você precisa se preparar. Comer muito ou comer pouco pode atrapalhar o funcionamento do seu cérebro. Dependendo da cidade onde você mora pode ser melhor fazer um café da manhã reforçado e em outras é melhor almoçar. No caso do café da manhã você deve beber um suco natural, iogurte e pão integral com fatias de frios. Eu sinceramente ficaria com a opção do almoço. Você pode comer carne branca (peixe ou frango) pois a digestão destas carnes são mais fáceis, o corpo gasta menos energia. Você pode fazer estas carnes cozidas ou grelhadas. Você só deve evitar mesmo aqueles empanados industrializados, carnes fritas ou a milanesas. A sua carne grelhada ou cozida pode ser servida com legumes dos mais diversos tipos, quanto mais colorido o prato ficar melhor será. Você também vai precisar de um carboidrato que pode ser arroz ou macarrão. Agora eu sinceramente recomendo que você almoce aquilo que você já está acostumado a comer diariamente. Quando você inventa de comer uma comida diferente daquela que você está acostumado o seu corpo pode estranhar, você psicologicamente vai achar estranho comer aquilo. O ideal é que o seu dia pareça o mais natural possível. Se você come comida pesada e gordurosa todos os dias e você não fica sonolento, não se sente mal, então porque você vai inventar de mudar seus hábitos alimentares justamente no dia da prova? O importante é comer com moderação, sem exageros, já que muita gente sofre de ansiedade e a digestão fica prejudicada nos mais ansiosos.

Muitos nutricionistas indicam que você leve um lanche para comer durante a prova. Neste caso você pode levar um iogurte daqueles que são vendidos em garrafinha. Também pode ser aqueles sucos de caixinha. Tem gente que leva biscoito integral, frutas, chocolate. É muito importante levar água para manter o cérebro hidratados. Esta comprovado que a cede pode prejudicar seu raciocínio.

6 – ESQUECER A DOCUMENTAÇÃO

Você precisa prestar atenção para não esquecer sua identidade ou documento com foto em casa. Se você tem identidade e carteira de motorista faça o seguinte. Coloque a identidade no bolso e a carteira de motorista na meia. Se ocorrer um assalto ou se você perder a sua carteira com documento terá o outro documento de identificação guardado dentro da sua meia. Sem documento você não vai poder fazer a prova. Se você perdeu ou teve o RG roubado, pode apresentar um boletim de ocorrência com menos de 90 dias e preencher um formulário especial disponível no local de provas.

7 – O QUE PODE USAR NA PROVA

A folha de resposta do ENEM deve ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta e material transparente, ou seja, aquelas canetas bic tradicionais. Se você levar caneta de outra cor ou lápis eles não poderão ser usados. Você não pode usar bonés, chapéus, gorros, óculos escuros, livros, papel, anotações, etc. Você não pode levar telefones, relógios, nem mesmo relógio de ponteiro e corda. Não pode levar calculadoras, agendas eletrônicas, tocadores de arquivos de áudio como mp3, alarmes, tablets ou qualquer transmissor ou receptor de dados e mensagens também estão proibidos. Se você tiver que levar algum objeto para a sala ele deve ficar dentro de um saco plástico transparente. Este saco vai ser entregue pelos fiscais. Se você levar algum aparelho como um celular ele deve ficar desligado e dentro do saco.

Tome cuidado com o que for dito pelos fiscais. Eles são autoridades dentro da prova. Eles possuem o objetivo de fazer com que as normas do edital do ENEM sejam cumpridas. Se você não respeitar as ordens dos fiscais pode ser eliminado da prova por determinação dele. Em anos anteriores mais de 10 candidatos foram desclassificados do exame por usarem o Twitter através do celular durante a prova.

8 – GERENCIAR O TEMPO

Você terá uma média de 3 minutos para responder cada questão. Por isto é importante não perder tempo com aquelas que você não sabe. No momento da redação você deve gastar no máximo 1 hora. A melhor estratégia é responder logo tudo que você já sabe. Com certeza você vai gastar menos que 1 minuto para responder questões simples. Marque as questões que você pulou, deixe destacado para você tentar novamente no final da prova ou até chutar quando for passar para o cartão de resposta. Lembre-se que você precisa de tempo para preencher o cartão-resposta.

9 – TEMA DA REDAÇÃO

Fugir do tema da redação significa nota zero. Você também recebe zero se entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos, copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema, usar palavrões ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.

10 – CARTÃO DE RESPOSTA

Todos os candidatos devem anotar, no espaço reservado no cartão-resposta, a cor de seu caderno de questões e a frase anotada na capa do caderno. Também é necessário assinar o cartão de cada dia de prova, além da fora da redação, a lista de presença, a folha do rascunho e os demais documentos entregues pelos fiscais.

Agora compartilhe este artigo com todos os seus amigos que pretendem fazer a prova do ENEM deste ano.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo 10 PROBLEMAS NO DIA DA PROVA DO ENEM 2012 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Marinalva disse:

    No item 7 o correto é dizer que NÃO é permitido o uso de bonés, chapéus, gorros, óculos e escuros, livros, papéis, anotações e etc. Nos demais é mais ou menos isso mesmo.

Comentários