BOLSA DO PROUNI – COMO CONSEGUIR

O Prouni é Programa Universidade para Todos. Este programa do governo federal tem o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Isto significa que o governo federal poderá pagar o seu curso e você poderá estudar gratuitamente em uma universidade particular. O PROUNI existe desde 2004 sendo institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005. Na verdade as universidades privadas recebem isenção de alguns tributos em troca do seu estudo.

Para receber a bolsa é necessário que você tenha feito o ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais. Você precisa ter renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. O PROUNI também é oferecido a a professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura. O sistema de seleção do Prouni é todo informatizado e com isto ele é permite mais transparência e segurança ao processo.

Para ser selecionado no PROUNI é necessário ter tirado uma boa nota no ENEM. O Prouni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, o convênio de estágio MEC/CAIXA e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Fies – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Assim, o Programa Universidade para Todos, somado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, a Universidade Aberta do Brasil e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas e o acesso à educação superior.

Para mais informações sobre o PROUNI clique aqui. Você também deve acessar e ler o manual do bolsista Prouni clicando aqui. De depois ficar com qualquer dúvida entre em contato com o MEC preenchendo o formulário clicando aqui. Se você tem amigos ou parentes que possam se beneficiar do Prouni lembre-se de compartilhar este artigo.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo BOLSA DO PROUNI – COMO CONSEGUIR com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Walter Andrade disse:

    O PROUNI é um programa muito bom pra ajudar principalmente estudantes de baixa renda ao acesso ao ensino superior, porém a sua formula de seleção acredito que seja um pouco injusta exemplo: Se candidato A do enem tirou 600 pontos, e o aluno B 400 pontos no total, pois bem o aluno A com 600 pontos na prova escolhe como sua 1° opção: Medicina 2° opção: Biologia 3°opção: Direito.
    Já o aluno B com 400 pontos escolhe como sua 1º opção: Direito
    Supondo que o Aluno A não consiga as vagas pretendidas nas 1°, 2° opções, a vaga da 3º opção vai para o alundo B com menos pontos na prova porque escolheu o curso como 1º opção…
    Esse forma de seleção acredito eu que seja muito injusto portanto galera, vc tem que ficar ligado nas opções do PROUNI do primeiro até o ultimo dia de inscrições.

    Grato.

  2. SILVANA MERCES disse:

    Gostaria de saber,se eu já estiver cursando numa instituição particular,e obtiver uma boa nota no enem 2012,será que posso me inscrever no Prouni2013?

Comentários