INSCRIÇÃO ENEM PASSO A PASSO

Você vai aprender como se inscrever no ENEM Passo a Passo para que você não cometa muito erro. Este guia é ótimo para pessoas leigas em internet e informática. Se você tem algum amigo com dificuldade de se inscrever no Enem deste ano divulgue o endereço deste artigo.

Antes de começar você precisa ter em mãos o seu CPF e o seu RG. Além disso, você precisa descobrir qual é o CEP correto da sua residência. informação correta do CEP. O endereço correto é fundamental para o recebimento do Cartão de Confirmação da Inscrição que contém, entre outras informações, o local de realização de sua prova. Se você não tem CPF veja como tirar um CPF. Se você não sabe o seu CEP descubra fazendo uma busca pelo nome da rua onde mora clicando aqui

Durante a inscrição você terá que responder um questionário socioeconômico. Você pode baixar ele para entender o que é clicando aqui. Para preencher você vai precisar saber qual é a renda familiar e escolaridade dos pais. Renda familiar é quanto todos que moram na mesma casa recebem de salário.

Acesse a página do INEP (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e clique em
“Inscrição – Faça já a sua”. As duas perguntas que você vai responder é o número do CPF e a data de nascimento. Cuidado para não errar a digitação dos números. O sistema vai verificar estes dados no site da Receita Federal. Uma nova tela será exibida com os dados coletados na Receita. Você pode fazer a correção. Os dados apresentados serão cpf, nome, sobrenome, nome da mãe e sexo. Agora você vai clicar no “próximo” e digitar identidade, cor / raça, estado civil. No bloco de endereço preste atenção para não errar, sem o endereço certo você não vai receber o cartão de confirmação da inscrição do Enem. É importante que você preencha os dados de “Contato” apesar deles serem opcionais já que desta forma você poderá receber mensagens sobre novidades relacionadas ao Enem.

Quem tem algum tipo de deficiência que possa ser comprovada através de laudo médico deve indicar essa deficiência no formulário. Existem opções como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência mental. Você também poderá solicitar prova em braille, salas de fácil acesso, auxílio leitor, auxílio transcrição. Todos os deficiêntes serão contactados por uma empresa que fará a avaliação da solicitação de auxílio especial para se fazer a prova.

No formulário você irá encontrar a opção de “atendimento diferenciado”. Você deve selecionar a opção caso se aplique ao seu caso. Por exemplo. Existem alunos que fazem parte de determinadas religiões que não podem fazer prova no dia de sábado, são os sabadistas. Existem ainda as opções para gestantes, lactantes, deficiêntes de atenção, dislexia e classe hospitalar. Uma empresa também entrará em contato com todos que selecionarem estas opções.

Agora o próximo passo será informar se você deseja fazer a prova de inglês ou de espanhol.

O bloco do formulário chamado “Certificação do Ensino Médio” é para os participantes do ENEM que utilizarão seus resultados para solicitar a certificação de conclusão do Ensino Médio. Para isto, devem indicar “Sim” à pergunta “Irá utilizar sua nota no Enem para obter certificado de conclusão do Ensino Médio?”.

Em seguida, indique a UF e a instituição certificadora à qual você solicitará o seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Lembre -se que essa indicação não está condicionada ao seu local de residência e que as entidades certificadoras definirão as formas de utilização dos resultados obtidos considerando-se a média indicada pelo INEP.

Para terminar informe uma senha para acompanhamento de sua inscrição. Com ela você poderá conferir seus dados, obter seus resultados, entre outros. Clique em “Próximo”.

Agora vai aparecer o nome da cidade e do estado onde você deseja realizar a prova. Confirme clicando em Sim ou clique em Não se estiver errado.

Agora vão aparecer algumas perguntas sobre o seu ensino médio. Para os concluintes do Ensino Médio: indique a sua situação, a escola em que estuda, a série que está cursando e a modalidade de ensino. Clique em “Próximo”. Você deverá agora localizar a escola onde você estudou. Para quem concluirá o Ensino Médio após 2010: indique essa opção e clique em próximo.

Agora vem o questionário sócioeconomico que deve ser preenchido. Após o preenchimento do questionário socioeconômico, são apresentadas as informações prestadas na inscrição. Verifique essas informações. Se houver algum erro, faça as correções na página de acompanhamento de sua inscrição (http://www.enem.inep.gov.br/), utilizando seu CPF e a senha informada no ato da inscrição.

E para terminar você verá botões para Gerar boleto: Para quem não é isento. Clique em “Gerar Boleto” e efetue o pagamento da taxa de inscrição até a data indicada para que sua inscrição seja finalizada. O boleto também pode ser gerado na página de acompanhamento de sua inscrição. Existe ainda o botão Ser isento: Para os concluintes do Ensino Médio em 2010 da rede pública de ensino. E existe o botão Declarar carência: Para as pessoas de baixa renda. Leia a declaração apresentada e clique em “Declarar carência”.

Pronto!
Agora basta comprar suas apostilas, fazer o curso preparatório da sua cidade, comprar o DVD do Enem, os livros para o Enem deste ano, começar a estudar para tirar uma boa nota e garantir um futuro melhor para você e para todos da sua família através de uma boa nota e uma classificação em uma universidade federal ou estadual gratuita da sua cidade.

Para fazer o download este manual passo a passo só que ilustrado, com fotos do formulário de inscrição clique aqui

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo INSCRIÇÃO ENEM PASSO A PASSO com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. leylane karoline disse:

    Gostaria de participar do enem para saber como estou no meu aprendizado.

  2. VLademir disse:

    tenho 24 anos, ainda não terminei a 8ª serie, posso fazer o enen e comcluir o ensino médio somente com esta prova.???

  3. joyce disse:

    nao estou conseguindo preencher o campo de palavras o que faço

Comentários