INSCRIÇÃO ENEM 2012: COMO SE INSCREVER, DATAS, TAXA E ISENÇÃO

Neste artigo vamos falar sobre a data de início das inscrições do ENEM 2012 e a data do último dia além de outras informações como taxas conforme divulgado recentemente pelo MEC. É necessário se inscrever no ENEM através da Internet para conseguir fazer a prova. A data das inscrições começa no dia 28/05/2012 e o último dia será em 15/06/2012. Nos primeiros dias de inscrição é provável que o site do ENEM fique lento e você enfrente alguma dificuldade já que 6 milhões de pessoas deverão se inscrever neste ano. Por isto a dica é esperar alguns dias para se inscrever até que você observe que o acesso ao site não tem lentidão.

O endereço do site para inscrição do ENEM 2012 é
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao

Infelizmente fazer o ENEM não é gratuito para todos. É necessário pagar uma taxa de R$ 35,00. Pela internet mesmo, durante a inscrição, você vai visualizar o boleto de pagamento. E existe uma data limite para pagar a taxa que é dia 20 de junho. Outra dica é testar sua impressora antes de se inscrever, veja se a impressora está funcionado corretamente para impressão do boleto caso você resolva pagar em uma agência bancária. Quem costuma pagar boletos pela internet basta pegar os dados do boleto e pagar no site do banco, mas é fundamental ter a impressora de qualquer forma para guardar o comprovante de pagamento da taxa.

Se você não tem condições de pagar a taxa de inscrição pode pedir a isenção através do próprio formulário de inscrição. Quem vai concluir o ensino médio estudando em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar não precisa pagar a inscrição. Os estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica também são isentos de pagar a taxa. Só que lembre-se, neste caso você será obrigado a apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção e você terá que pagar a taxa.

Outra dica relacionada a inscrição do ENEM 2012 é relacionado aos documentos. Para se inscrever você precisa ter um CPF e uma carteira de identidade. Os números destes documentos serão solicitados no formulário. Se você não tem estes documentos precisa providenciar com urgência. Se você tem alguma necessidade especial, sofre de alguma deficiência física, precisa informar no ato da inscrição qual é a sua situação. Somente desta forma você terá direito a fazer provas diferenciadas, provas com intérpretes, prova em salas de aula com mobiliários compatível. É possível atá fazer o ENEM dentro de um hospital caso você esteja internado.

Lembre-se de divulgar a data da inscrição do ENEM para todos os seus amigos.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo INSCRIÇÃO ENEM 2012: COMO SE INSCREVER, DATAS, TAXA E ISENÇÃO com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Clovis Braz disse:

    Muito interessante, aguardo materias relacionadas.

Comentários