DÚVIDAS SOBRE INSCRIÇÃO ENEM 2011

Vamos apresentar aqui respostas para dúvidas comuns sobre a inscrição do ENEM 2011. Se a sua dúvida não for respondida no artigo abaixo ligue para o 0800-616161 que é o telefone de atendimento do INEP com relação ao ENEM.

A inscrição no ENEM 2011 poderá ser feita das 10h do dia 23 de maio até 23h59 do dia 10 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF. Para alguns estudantes a inscrição não é gratuita. Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). O pagamento desta taxa é feita através de um boleto chamado GRU. Este boleto é gerado pela internet durante sua inscrição.

Se por algum motivo você não conseguir imprimir o boleto não tem problema. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 13/06. Se o pagamento não for feito até esta data a inscrição não será efetivada.

Algumas pessoas pode pedir para não paga a taxa. Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública são automaticamente isentos, não precisa pagar nada. Se você estudou em colégio particular existe a possibilidade de não pagar a taxa. Para isto você deve declarar que pertence a família de baixa renda. Agora, é fundamental que você fale a verdade para evitar problemas. Este tipo de mentira é crime e pode prejudicar você para o resto da vida. O governo possui meios de identificar se você realmente é uma pessoa pobre. Em caso de dúvida ligue para o 0800-616161.

Quem tem necessidades especiais tem atendimento diferenciado. Você deve informar sobre isto no ato na inscrição. É claro que você precisa de documentos que provem a situação e caso o INEP solicite esse documentos eles devem ser apresentados. Estudantes de classes hospitalares poderão fazer o Enem.

Os guardadores do sábado ou sabatistas terão sua condição respeitada. No ato da inscrição você deve informar esta situação para ter direito ao atendimento específico.

Lembre-se que todos os participantes do ENEM deverão manter o número da senha gerada no ato de inscrição guardado. Esses dados são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.

Lembre-se que a senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante. Mas e se mesmo assim você perder a senha? A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento. Por isto, por favor, forneça um email correto e que esteja funcionando, forneça o número do seu celular corretamente.

Quem pagar pela inscrição será considerado inscrito após a confirmação do pagamento caso o valor pago esteja correto e no prazo estabelecido. Para os participantes que declararem pobres, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.

O de cartão de confirmação será recebido pelos Correios. Por favor informe o endereço correto no ato da inscrição pois do contrário você não vai conseguir receber o cartão. Se você não receber o cartão pelos Correios não tem problema porque o cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação.

Se você ainda tem alguma dúvida específica ligue para o 0800-616161. É importante lembrar que o INEP pode mudar alguma regra do meio do caminho. Por isto confirme tudo por telefone ou visite http://enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html para ver as atualizações das perguntas e respostas.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo DÚVIDAS SOBRE INSCRIÇÃO ENEM 2011 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Gabriel disse:

    até que dia da para trocar o local de realização da prova,
    pq hoje estou em uma cidade, mas posso me mudar a qualquer momento.Então até quando podemos trocar o local da prova?

  2. Bruna disse:

    a inscrição da minha irmã não colocou o código da escola sera que se ela passa isso pode prejudica ela na hora da matricula na universidade mesmo ela levando todos os documento e histórico escolar autenticados?

Comentários