COMO SE INSCREVER NO ENEM 2013

A primeira coisa que você precisa fazer antes de se inscrever no ENEM 2013 é ler o edital.

Baixar o Edital do Enem 2013
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2013/edital-enem-2013.pdf

O segundo passo é verificar se você tem direito a pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição que custa R$ 35,00. Durante a inscrição no sistema você pode informar seu pedido de isenção. Possui direito a isenção o estudante que concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio.

Por este motivo você terá que apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção. Eu sinceramente recomendo que você pague a inscrição se tiver condições porque é menos uma burocracia, menos um risco de dor de cabeça.

Para se inscrever você precisa fornecer o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Se você não possui este documento precisa providenciar com urgência. Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Isto porque o Inep pode oferecer provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis.

Agora você também pode escolher o tamanho da letra da prova. São duas opções além da opção normal. É bom para quem possui problemas na visão. Existe a fonte de tamanho 18 e 24. Para saber a diferença escreva um texto no Word, coloque a fonte 18 e outro texto com fonte 24 e faça a impressão do exemplo. Veja qual fonte fica mais confortável para seu problema. Estudantes hospitalizados também poderão fazer o ENEM.

Se você pretende obter a certificação de conclusão do ensino médio precisará indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

Depois da inscrição você deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são fundamentais  para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), etc. Então tome cuidado com sua senha e número de inscrição.

Página de Inscrição Enem 2013
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo COMO SE INSCREVER NO ENEM 2013 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários