PROVA DO ENEM 2011 NO HORÁRIO DE VERÃO

Quem mora nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e no Estado da Bahia vai fazer a prova do ENEM dentro do horário de verão. Todos os estados do da região Norte e quase todos do Nordeste (menos a Bahia) não estão utilizando o horário de verão.

Quem for realizar a prova do Enem, que acontecem nos próximos dias 22 e 23, deve prestar atenção no horário de realização do exame. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, a prova está marcada para começar às 13h, porém, como o horário é o correspondente ao horário de Brasília, onde prevalece o horário de verão (informação confirmada pela assessoria de imprensa da Seduc), nas regiões Norte e Nordeste as provas iniciarão uma hora mais cedo, às 12h e em alguns estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima a prova começa às 11h.

Então preste atenção:
Quem mora nos estados onde aconteceu mudança de horário (relógio foi adiantado em 1 hora) deve se preparar para fazer a prova às 13:00 da tarde. Isto porque a hora oficial da prova é a hora de Brasília onde existe o horário de verão. Dependendo do estado do nordeste e do norte onde você mora a prova pode começar às 12h ou às 11h.

Se mesmo assim você está com dúvida entre em contato com o serviço do Atendimento ao Cidadão do Ministério da Educação (MEC) funcionará em regime de plantão no fim de semana, das 8h às 20h, atendendo pelo telefone 0800-616161.

No dia da prova pode acontecer engarrafamentos, acidentes de trânsito, desvios no trânsito, imprevistos, etc. Por isto é fundamental que você se programe para chegar no local da prova 1 hora ou 2 horas antes. Não esqueça de se alimentar. Você vai ficar muitas horas fazendo a prova sem poder se alimentar. Você deve entrar na prova bem alimentado e bem hidratado, mas cuidado para não se hidratar de mais ao ponto de ter que interromper a prova para ir no banheiro. Fome, sono e sede interferem muito no funcionamento do cérebro.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo PROVA DO ENEM 2011 NO HORÁRIO DE VERÃO com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários