MUDANÇAS NO ENEM 2012, PROVA DE REDAÇÃO

Hoje vou falar sobre o que mudou no ENEM 2012, principalmente com relação a prova de redação que é uma das mais importantes provas e onde a maioria dos candidatos acaba sucumbindo.

Agora cada prova de redação do ENEM será corrigida por dois corretores independentes. Durante esta correção as pessoas vão avaliar cinco competências.

  • Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
  • Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Se você deseja tirar uma boa nota na redação do ENEM desde ano precisa treinar e desenvolver estas 5 competências. A nota dada pelos dois corretores será analisada, se tiver uma diferença de até no máximo  200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações.

Agora, se a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 200 pontos, sua prova será corrigida por um terceiro avaliador. Se essa diferença continuar acontecendo a redação será avaliada por uma bancada com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.

Essa mudança fez o governo aumentar em 40% no quadro de avaliadores. Antes eram 3.000 pessoas e agora serão 4.200 pessoas só para corrigir redações.

O Governo também está estudando como vai permitir que o aluno tenha acesso a correção da redação.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo MUDANÇAS NO ENEM 2012, PROVA DE REDAÇÃO com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários