COMO SERÁ FEITA A CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012

A correção da prova de redação do ENEM 2012 será diferente do método utilizado nos anos anteriores. Agora todas as redações serão corrigida por dois corretores independentes. Eles vão avaliar se você foi capaz de atender a cinco competências. Se a nota dada por cada corretor não tiver uma diferença superior a 200 pontos, a nota da redação do estudante será a média dessas duas correções. Se a diferença da nota desses dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se mesmo depois desta nova correção continuar existindo esta grande diferença entre as notas sua prova será levada para uma banca com outros três avaliadores para corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor. A nota da sua redação pode variar de 0 a 1000.

Como serão cinco competências avaliadas, cada competência estará valendo 200 pontos. Se na nota dessas competências ocorrer uma diferença acima de 80 pontos, um terceiro corretor avaliará a prova. Por isto é importante conhecer cada competência para se preparar bem. São elas:

  • Competência I: Você precisa demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Competência II:  Você precisa compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência III:  Você terá que saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • – Competência IV:  Você deverá demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • – Competência V:  É necessário elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Neste Enem 2012 será possível acessar as redações corrigidas.  São 5,79 milhões de estudantes inscritos para as provas que serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro, com previsão de divulgação dos resultados no dia 28 de dezembro.

Se você está preocupado(a) com a prova de redação veja a apostila sobre redação que temos no artigo que fala sobre o cursinho de pré-enem grátis. Se você gostaria de ler boas redações que servem como exemplo, veja uma lista das melhores redações já escritas. Veja como evitar os 10 erros mais comuns em redação. Se você quer investir em um curso para melhorar a forma como você escreve, veja o curso que ensina a escrever bem.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo COMO SERÁ FEITA A CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários