COMO CONSEGUIR CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO FAZENDO O ENEM

Se você não tem o ensino médio completo ou o antigo segundo grau completo pode conseguir o certificado de conclusão do ensino médio fazendo a prova do ENEM deste ano. Isto faz com que as pessoas possam concluir o ensino médio sem terem frequentado aulas em uma escola. Normalmente as provas do ENEM são realizadas no mês de novembro e já no mês de janeiro do ano seguinte os alunos interessados podem fazer a solicitação do Certificado.

Agora é importante observar que não basta só fazer o ENEM. Você precisa tirar uma boa nota no ENEM. É necessário conseguir no mínimo 400 pontos nas provas objetivas de cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. Outra exigência é que você precisa ter 18 anos ou mais. Você pode estudar para a prova do ENEM sem sair de casa, aqui mesmo temos diversas apostilas gratuitas para o ENEM.

Você vai fazer o pedido de certificação na secretaria de educação do estado onde você mora ou no instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado pelo candidato na inscrição do Enem. No ato da inscrição você terá esta opção de determinar onde deseja fazer o pedido de certificação. No caso do estudante ter alcançado 400 pontos em uma, duas ou três áreas do conhecimento, ele pode requerer declaração de proficiência específica da área. Ao comparecer ao órgão certificador, o solicitante deve apresentar o CPF e o número de inscrição do Enem.

Você pode ler mais sobre como funciona a certificação através da portaria nº 16, de julho de 2011, clique aqui para ler.

Este certificado foi criado para atender a pessoas que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, aos que estão fora do sistema escolar regular e aos privados de liberdade, ou seja, pessoas que estão cumprindo pena. Esta facilidade é oferecida pelo governo desde 2009.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo COMO CONSEGUIR CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO FAZENDO O ENEM com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. ana paula disse:

    até que enfim encontrei a resposta que tanto precisava. fiz as provas do enem 2011 e não sabia qual procedimento a ser feito para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. hoje posso dizer que teho o ensino médio completo!

  2. Bia disse:

    No caso,onde fui bem em todas as materias,mas na redacao tirei 400. terei q fazer todas as provas q fui bem?

  3. karina disse:

    para pegar o certificado tem que ter 18 anos no ato da inscrição,até o dia da prova ou até o resultado?

  4. Bruna disse:

    No ato da inscrição coloquei que não queria o CERTIFICADO do ensino médio ao final da prova, mas agora preciso, pois perdi uma das provas da vunesp(a de ciências humanas). Poderia fazer a do ENEM(apenas a do dia 03)? e pedir o certificado de ensino médio mesmo não tendo assinado este item? Aguardo o quanto antes!!

  5. Thiago A. disse:

    Pode pedir o certificado mesmo sem ter optado pela certificação na hora da inscrição. Basta dirigir-se à Secretaria de educação ou Instituto federal com a nota do enem em mãos. Vale lembrar que é preciso tirar 400 pontos nas provas, e 500 pontos na redação. Até então eu não sabia da pontuação necessária da redação. É uma pena, pois não elaborei bem.

Comentários