CHUTAR NA PROVA DO ENEM. É POSSÍVEL?

O Exame Nacional de Ensino Médio usa uma tecnologia de que faz uso de cálculos matemáticos muito diferente dos antigos vestibulares. Este sistema é que calcula a nota de cada candidato. O sistema se chama Teoria de Resposta ao Item (TRI) sendo capaz de relacionar uma ou mais habilidades do estudante com a probabilidade de acerto da resposta.

Isto é possível porque as questões do ENEM possuem dificuldades diferentes e valores diferentes. É exatamente por isto que não importa se dois estudantes acertaram o mesmo número de questões. Eles podem não ter notas iguais porque existem questões com pontuação maior que outras. O uso do TRI reduz as chances de acerto por chute. O total de acertos não importa tanto. A TRI é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.

Cada questão é construída por três parâmetros: a discriminação, o grau de dificuldade e o acerto casual. Já o vestibular, como da Fuvest, por exemplo, utiliza a Teoria Clássica dos Testes (TCT). Quem acertar mais perguntas, soma mais pontos.

A TRI é usada desde 1995 nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. A teoria começou a ser aplicada no Enem em 2009, para garantir a possibilidade de comparação das notas de diversos anos.

Recomendo que você assista o vídeo abaixo para entender o sistema que o governo utiliza para evitar a eficiência do Chute durante o ENEM.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo CHUTAR NA PROVA DO ENEM. É POSSÍVEL? com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários