BOLSAS DE ESTUDO EM MANAUS – PROGRAMA BOLSA UNIVERSITÁRIA

Hoje iremos falar sobre como conseguir uma bolsa de estudos em universidades privadas de Manaus. Isto é possível através do Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus. Eles oferecem bolsas de estudo integrais que pagam 100% do valor da mensalidade do curso do aluno e também bolsas parciais que podem ser de 75% do preço da mensalidade e 50%. Os cursos podem ser cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O programa é direcionado a estudantes de baixa renda. Quando o aluno não consegue passar em uma faculdade pública a solução é arcar com os custos de uma universidade privada. O Governo Federal oferece o PROUNI mas os estados e municípios também costumam oferecer este tipo de programa de bolsa de estudo. No caso de Manaus existem diversas Instituições Particulares de Ensino Superior, estabelecidas na cidade de Manaus que participam do programa. O Programa foi criado pela Lei nº 1.350 de 07 de julho de 2009, regulamentado pelo Decreto nº 0222/2009 e Lei nº 1.357 de 08 de julho de 2009, regulamentada pelos Decretos nº 0223/2009 e nº 0731/2011.

Ao contrário de alguns programas de incentivo ao ensino superior que funcionam como um financiamento em que o estudante precisa devolver o dinheiro que o governo pagou pelo curso com juros, este tipo de programa o estudante paga a dívida participando de projetos educacionais, sociais, culturais, socioambientais entre outros, implementados pela Prefeitura de Manaus e por seus parceiros,

Quando este artigo foi escrito existiam treze instituições de Ensino Superior credenciadas no Programa: Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ulbra e Uninorte.

Para conseguir a bolsa integral é necessário trabalhar com carga horária de 16 horas semanais em um dos projetos que será indicado pela organização do programa. Para bolsa de 75% são 12 horas semanais e para a bolsa de 50% são 8 horas semanais.

Para participar do programa é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir renda familiar bruta não excedente a quatro salários mínimos, morar na cidade de Manaus, estar regularmente matriculado ou apto a se matricular (ter sido aprovado em vestibular) em Instituição Privada de Ensino Superior participante do Programa. Não pode participar quem já tem curso superior em alguma outra área ou pessoas que estão matriculadas em faculdade pública. Você também não pode possuir outro benefício (por exemplo, PROUNI), o estudante deverá se desvincular de tal benefício caso queira participar do Programa Bolsa Universidade. Para ter acesso a mais informações sobre o programa visite http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo BOLSAS DE ESTUDO EM MANAUS – PROGRAMA BOLSA UNIVERSITÁRIA com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários

  1. Samuel disse:

    Meu irmão participa, muito bom.

Comentários