MANUAL COM REGRAS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM 2012

O MEC acaba de divulgar um arquivo PDF chamado “A redação no Enem 2012 – Guia do Participante“, que deve ser lido por todos os quase 6 milhões de estudantes que devem fazer a prova do ENEM neste ano. São 50 páginas em arquivo PDF com dicas muito importantes para quem deseja tirar nota máxima na redação.

Agora você vai entender o que o MEC espera de você na hora da redação através de exemplos. Como você já deve saber a nota da sua redação poderá variar entre 0 e 1.000 e o cálculo é feito com base em média aritmética das duas notas de dois avaliadores diferentes. Cada avaliador vai dar nota para cinco competências que continuam sendo as mesmas. Cada competência pode te render 200 pontos.

As competências são as seguintes:

  1. Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
  2. Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para baixar o manual de redação do ENEM clique aqui. Com ele você vai entender cada uma das competências e critérios serão usados como base para os valiadores na hora da pontuação. Você verá que existem 6 seis níveis de pontuação: zero, 40, 80, 120, 160 e 200.

No manual você vai acessar 6 redações que tiveram nota 1000 no ENEM passado. Muitos estudantes do Brasil nunca tiveram acesso a leitura de uma redação de nota máxima e isto agora será possível.  Compartilhe esta notícia com todos os seus amigos que vão fazer prova do ENEM neste ano, utilize as redes sociais, facebook, twitter, orkut, envie este artigo por e-mail. É importante que todos estejam preparados para fazer uma boa redação.

Fica mais fácil aprender e memorizar o conteúdo para o ENEM quando você fizer o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. Clique aqui e faça o curso pela internet. Você vai ler e memorizar 3 vezes mais rápido. Leia o nosso artigo sobre este Curso de Memorização para o Enem.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Compartilhe o artigo MANUAL COM REGRAS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM 2012 com seus amigos:

Para receber um aviso no seu email sempre que um novo artigo for publicado em nosso site cadastre seu e-mail e confirme o cadastro através da mensagem que enviaremos logo depois:

E-mail:

Comentários